Curiosidades, Notícias

20 de maio de 2015

Consultoria acende sinal amarelo para fome entre alunos

Tags:, , ,

A crise econômica que tem atingido a Europa nos últimos sete anos tem impactado de forma preocupante na alimentação das crianças irlandesas. Pesquisa realizada pela Kellogg, mostra que uma em cada três famílias com crianças em escolas primárias estão preocupadas com seu orçamento destinado à alimentação.

E essa preocupação já tem se tornado realidade, segundo 408 professores da rede primária que foram ouvidos durante a apuração do relatório. Perguntados se o número de crianças que vão à escola com fome aumentou nos últimos 12 meses, 77% dos professores disseram acreditar que sim. Desses, 50% afirmaram ter visto crianças chegarem com fome, ao menos, uma vez por semana.

E essa parcela pode ser ainda maior, uma vez que a pesquisa não inclui pessoas sem-abrigo, viajantes e menores assistidos por instituições de caridade. De acordo com o levantamento, a taxa de pobreza alimentar entre pessoas de baixa renda chega a 11%, enquanto na classe alta essa fatia é de apenas 4%.

Fergus Finlay, presidente-executivo da instituição de caridade irlandesa Barnardos, afirmou, em entrevista ao jornal “The Irish Times”, que não ficou surpreso ao ouvir os resultados e disse que os reflexos são praticamente imediatos. “As crianças que chegam à escola com fome são afetadas de muitas maneiras. A fome tem um impacto sobre o seu comportamento e humor naquele dia. Mas o que é mais preocupante é o fato de que a fome a longo prazo pode ter um impacto duradouro sobre a sua educação. Isso porque ela afeta a capacidade de concentração “.

Por fim, o relatório apela para um maior apoio aos bancos de alimentos e instituições de caridade locais, além de apontar que o programa de alimentação escolar precisa de mais financiamento para assegurar a merenda dos alunos.

Por Márcio Alves

Foto: Divulgação

Receba Nossas Novidades
Nós respeitamos sua privacidade

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Show Buttons
Hide Buttons
error: Content is protected !!