Intercâmbio, Notícias

25 de maio de 2015

Governo confirma diminuição para 8 meses de visto na Irlanda

Tags:, , , , , , , , , , , , ,

O governo irlandês confirmou nesta segunda-feira (25) que o visto para estudantes não-europeus será reduzido para apenas 8 meses. A mudança passa a valer a partir do dia 1º de outubro deste ano. Até lá, as permissões continuam sendo de 12 meses. Conforme publicado na quinta-feira (21) no Intercambistas, as medidas foram levados ao Conselho de Ministros pelos ministros da Educação, Jan O’Sullivan, e da Justiça, Frances Fitzgerald.

A divulgação das novas regras de imigração ocorre após escândalos de escolas de idiomas acusadas pelo Departamento de Justiça de serem “fábricas de visto”. Desde abril do ano passado, ao menos 16 escolas foram fechadas na Irlanda. O caso de maior repercussão foi o da IEA (International Education Academy), que fechou as portas após uma denúncia de fraude junto à imigração. Segundo o Departamento de Justiça, a escola ministrava aulas de inglês para estrangeiros não-europeus, mas fornecia aos estudantes um documento de imigração constando um curso CTH, voltados a turismo e hotelaria.

A partir de quando as mudanças entram em vigor?

As novas regras passam a valer no dia 1.º de outubro deste ano. Ou seja, os alunos que chegarem e se aplicarem ao visto antes desta data, ainda conseguirão o pedido para emissão do visto de 12 meses.

O que muda?

A partir de 1º de outubro, o estudante que vir fazer um curso de 25 semanas de Inglês terá que se candidatar ao visto de 8 meses (antes eram 12 meses), podendo renová-lo por duas vezes. Com esta nova regra, através das renovações o estudante estrangeiro poderá residir um total de 24 meses (2 anos) na Irlanda. Os alunos poderão trabalhar 20h semanais durante o curso (os primeiros 6 meses de aula), e 40h nos 2 meses restantes. Porém, este período onde o aluno pode trabalhar 40h semanais se manteve o mesmo, de maio a agosto e entre 15 de dezembro e 15 de janeiro.

Além disso, as escolas terão que comprovar um nível de qualidade emitido pelo QQI (o selo Acels) e possuir um programa de Learner Protection, uma espécie de seguro que garante ao estudante que, no caso de qualquer eventualidade com a escola contratada (encerramento das atividades ou impossibilidade de continuar ministrando as aulas), ele seja realocado para outra escola rapidamente e sem custos (há também a possibilidade de um seguro que reembolse o aluno).

As regras também confirmam que os holidays poderão ser solicitados após o aluno cumprir um terço do período de aulas (dois meses). A liberação varia de acordo com a política de cada escola.

Em relação aos vistos para estudantes de graduação e pós-graduação, estes continuam mantidos em 12 meses.

Melhores períodos

Os estudantes que pretendem pegar as regras que ainda estão em vigor devem se programar para chegar na Irlanda até a metade de agosto. Isso porque, os alunos levam, em média, um mês e meio para conseguirem residência fixa e abrirem a conta no banco para, finalmente, receberem o visto.

Para quem vem depois das novas regras entrarem em vigor, o melhor período para aproveitar os meses em que o trabalho de 40h semanais é permitido será entre novembro e dezembro. Isso porque o fim dos seis meses de aula coincidem com meados de maio.

Confira a nota oficial do governo (em inglês) aqui.

 

Receba Nossas Novidades
Nós respeitamos sua privacidade

Comentários

Comentários

56 thoughts on “Governo confirma diminuição para 8 meses de visto na Irlanda

    1. Kelvin, apesar de parecer ruim, as mudanças são para favorecer os estudantes. Ninguém mais virá à Irlanda correndo o risco de ver sua escola fechar e perder todo o investimento.

    2. 8 anos? Desculpe, mas a Irlanda nao precisa mais de Brazucas com subemprego parasitando o pais. Entretando, se vc for qualificado, sera bem-vindo.

      Essa medida ‘e excelente, e poderia ser melhor, p/ expulsar de vez os “Brazilian ghetos” da Irlanda, onde pessoas mal falam Ingles , so consomem produtos brasileiros e nao se integram `a sociedade irlandesa.

  1. Gostei, muitos nao irao gostar por que o foco eh trabalho e nao estudo, assim como o Canada ta na hora da irlanda criar programas de imigraçao e fechar a porta para estudantes imigrarem, pois senao fizer assim vira bagunça e uma hora vao tornar mais dificeis ate para estudante como em muitos paises da europa ja sao, entao eh melhor essa mudança vai focar os novos estudantes em estudar ingles e nao comercializar produtos brasileiros, ou forçar a entrada na irlanda aqueles que querem fugir do Brasil a força.

  2. Bom Dia

    Otimo conteudo, porem algumas informacoes estao diferentes das informacoes oficiais publicadas hoje, alem de estarem diferentes do press release do Departamento de Educacao :

    Segue a nota oficial ponto referente a protecao dos alunos :

    Learner protection will be compulsory from 1 October 2015 onwards. All Private
    providers will be required to provide documentary evidence verifying the mode and
    adequacy of their learner protection arrangements. These arrangements may consist
    of an agreement between a group of providers that they will, in the event of closure of
    one of their number, make available to the affected students replacement courses free
    of charge or, alternatively, some form of insurance or bond arrangement with a
    financial institution that would refund the student with, as a minimum, the cost of the
    unused part of he course for which they had paid. In such circumstances the cover
    being provided to the student cannot be voided by the actions or inactions of the
    college.
    (4) All Providers will be required to declare the maximum annual student capacity of each
    programme they have entered on the ILEP. Student capacity will be based on the
    teaching space, i.e. number of classrooms and dimensions of same, and the teaching
    resources available to the College at the time of application.

    Ou seja existem varias definições de seguro para o Aluno, nao sendo a transferencia a unica opcao e sim existindo a opção do seguro protection of learning que reembolsa o aluno em caso de fechamento da escola e o mesmo esta descrito acima.

    Também as escolas serão obrigadas a manter o dinheiro dos alunos em uma conta separada e controlada por uma instituição financeira ate a data da emissão do visto.

    Existira uma lista provisoria de escolas autorizadas a receber alunos (Escolas sem acels), essa lista tera a validade ate 01/10/2015, porem escolas que quiserem operar apos 01/10 terão de aplicar para um sistema de qualidade .

    Para que entendam melhor seguem dois artigo de media Irlandesa :

    http://www.newstalk.com/English-language-schools-Ireland-crackdown-closures-rules-students

    http://www.rte.ie/news/2015/0525/703522-language-schools/

    1. Oi, Tiago, muito obrigado pelo seu comentário! Sobre a validade das escolas sem Acels, deixamos claro no artigo que as Escolas precisarão comprovar o selo de qualidade após 1º de outubro. Sobre o learner protection, já adicionamos a informação de que poderá existir a opção de um seguro que forneça o reembolso ao aluno 🙂

    1. Claudio, pelos relatos que temos, você pode renovar o seu visto em no máximo três semanas antes de sua data de vencimento. Logo, se ele vence em novembro, você não poderá renovar antes de outubro, e pegará o novo visto de 8 meses.

  3. Bom dia! Gostaria de tirar algumas dúvidas com relação a nova regra…
    Não li ainda sobre modificação nos valores dos cursos, do GNIB e do depósito de 3 mil euros obrigatórios. Existe alguma mudança com relação a isso? Acredito que esse depósito seja diferente a partir do momento que a regra mudar pois, tínhamos que comprovar esse valor para os vistos de 1 ano e agora como teremos 4 meses a menos será que será um valor menor?
    Li na matéria que é possível renovar o cursos 3 vezes. E depois disso? Será possível pedir visto de turista? E se eu sair do país e voltar de novo? Será que poderei me matricular e renovar por mais 3 vezes?
    Sei que é muito cedo para essas perguntas, mas talvez que já esteja no país tenha mais informações…
    Obrigada Pela ajuda!!!!

    1. Bom dia, Ariane, tudo bem? O documento oficial do governo não cita estes tópicos, o que leva a crer que quanto ao valor do GNIB e do depósito de 3 mil euros, tudo vai continuar da mesma maneira. Sobre a renovação, podendo renovar por três vezes você pode ficar legalmente por 2 anos na Irlanda em escolas de inglês, após esse período apenas em cursos de ensino superior. Você poderá voltar, claro, como turista.

  4. Bom dia.

    Vocês sabem me dizer como funciona o processo de mudança de visto de estudante para turista? Por exemplo, eu pretendo estudar os 6 meses e ficar mais os 2 de férias (e trabalhando, se possível) como “estudante”, e aí gostaria de trocar para o visto de turista. Isso é possível? Eles costumam incomodar muito nessa questão ou liberam tranquilamente?

    Atenciosamente,
    Vagner Stefanello

    1. Vagner, tudo bem? Essa questão da extensão do visto (passagem do seu de estudante para o de turista) é bem delicada, temos muitos relatos de pessoas que tentaram e não conseguiram. Nesse caso, o melhor a fazer é se informar diretamente na Imigração.

  5. Bom dia, nossa fiquei bem preocupada com essa noticia, estou com minha ida programada para 1/10/2015, e eu desejo muito o visto de 1 ano, eu indo ate o 15/08/2015 será que eu consigo o visto de 1 ano ? não queria arriscar, vocês acham um período seguro? e outra coisa, para obter o visto eu preciso estar em uma residência definitiva ou a acomodação que a agencia me disponibilizou de 2 semanas é suficiente?

    1. Bom dia, Deborah, obrigado pela visita 🙂

      Acreditamos que vindo nesta data (15 de agosto), você consegue o visto de 1 ano sim. A questão é: você precisa tirar o GNIB até 1º de outubro, ou seja, não adianta também vir no final de setembro, pois o tempo que vai levar para você tirar o GNIB acabará ultrapassando a data limite. Logo, vindo na metade de agosto, a princípio você tem uma boa folga, mas é bom confirmar com a sua escola quanto tempo está demorando, em média, para conseguir realizar todo esse processo (algumas escolas, por conta do número alto de estudantes, têm demorado cerca de 2 meses para a conclusão do processo de requisição do GNIB).

    1. Oi, Zezo, como descrito no artigo, no momento as regras para o visto de estudantes de graduação (que permitem um visto de 12 meses) continuarão as mesmas.

  6. Olá,eu gostaria de tirar uma dúvida,vocês sabem informar se quem já esta no segundo ano de visto poderá renovar mais uma vez com essa validade de 8 meses?

    Desde já Obrigada.

    1. Oi, Nat, tudo bem? Sim, você pode renovar o seu visto até 3 vezes. Se esta última renovação acontecer depois de 1º de outubro, valerá por 8 meses.

  7. Vou só em junho de 2016 para Irlanda, impossível eu ir antes! Irei estudar de 13 junho à 8 de dezembro. Quando eu acabar o curso, consigo pegar o tempo integral de trabalho de dezembro a janeiro. Acabando e eu querendo renovar o visto, eu preciso me matricular em outra escola de inglês e estudar por mais 6 meses e férias de 2meses??

    1. Oi, Adriele, exato. O preço de renovação de visto nas escolas, porém, costuma ser mais barato que o curso quando você compra pela primeira vez.

  8. Vocês saberiam dizer se existe a possibilidade de com o aumento de alunos querendo ir antes de valer a nova lei o procedimento para tirar o visto acabe atrasando? Ou isso não interfere?
    Obrigada e parabéns pela matéria.

    1. Oi, Mayara, tudo bem? A tendência é que, com um número maior de alunos requisitando o GNIB, o processo possa demorar um pouquinho, sim. Recomendamos que você confirme com a sua escola qual o tempo em média previsto para o processo de requisição do GNIB nesse período.

    1. Oi, Faria, acreditamos que sim, é uma boa folga de tempo. Porém, aconselhamos você a confirmar com a sua escola quanto tempo em média está demorando para tirar o GNIB (algumas escolas, que estão com muitos alunos, estão demorando até 2 meses para finalizar o processo).

  9. Na nova regra diz que o estudante terá 3 permissões do período de 8 meses, ou seja, 2 renovações e não 3 renovações (que implicaria a 4 permissões)

    ” The standard 12 months immigration permission for the purposes of attending a 25 week English language programme is being reduced to 8 months with effect from 1st October 2015. Students will still be permitted 3 such permissions and there will be no reduction in overall tuition. – See more at: http://www.education.ie/en/Press-Events/Press-Releases/2015-Press-Releases/PR2015-05-25.html#sthash.jfpCGzu6.Vf1Qrjkf.dpuf

    Parabéns pela matéria.

    1. Andressa, obrigado pelo comentário! Realmente, do jeito que estava no texto, dava abertura para esta interpretação. Já vamos arrumar 🙂

  10. bom dia

    Tenho uma dúvida, na minha programação eu também quero fazer minha graduação em Dublin. Isso entraria no prazo de dois anos??? Ou caso eu estudasse inglês eu só teria os dois anos e depois existiria um outro tipo de visto por estar na universidade, que se aplicaria a 1 ano ?

    1. Bom dia, Washington. No momento, as regras para o visto de estudantes cursando ensino superior na Irlanda (que atualmente é de 12 meses) foram mantidas.

    1. Eliena, tudo bem? No momento, são bem poucos os cursos técnicos que entregam visto de estudante, fora disso apenas as escolas de inglês e cursos de ensino superior. Vamos tentar nos informar para te dar uma informação mais completa 🙂

  11. Olá… Mas por exemplo se os seis meses de aula não terminarem nos meses de Maio à agosto q pode trabalhar 40 hs… Eu terei direito de trabalhar 40 hs nos 2 meses restantes ou só poderei trabalhar meio período?????

    1. Oi, Beto, é isso aí. O melhor a se fazer é se programar para que os seus meses de aula acabem no período em que é permitido trabalhar 40h.

  12. Minha ida esta marcada para o mês de setembro. Como contratei o “curso de 12 meses”, a escola devera me ressarcir algum valor? Visto que contratamos um pacote para 12 meses de permanência e não 8?

    1. Oi, Ivan, tudo bem? O pacote que você paga, na verdade, diz respeito aos 6 meses de aula, que continuam os mesmos. O “produto” da escola, por assim dizer, não teve alteração. Se houver mais dúvidas ou questionamentos, o melhor a se fazer é entrar em contato com a sua agência 🙂

  13. Como fica agora quem contratou cursos de 1 ano academico com algumas agencias, saida pro ano q vem ainda, sera que eh possivel cancelar sem perdas e prejuizos??

    1. Oi, Igor, tudo bem? O melhor a se fazer é contatar a sua agência para discutir o caso. O pacote que você compra, na verdade, diz respeito aos 6 meses de aula, que continuam os mesmos (não é possível “pagar” por férias, entende?). Mas, como muitos futuros intercambistas não gostaram desta mudança, o ideal é que seu caso seja discutido diretamente com a agência em caso de cancelamentos 😉

    2. Igor, eu ia em primeiro de outubro mais após essa regra mudei para 13 de agosto, a agencia mudou tudo sem custos por que disse que eu não seria prejudicada com essa mudança. Talvez com vc aconteça o mesmo. Converse com eles e diga que o pacote atual oferecido não lhe interessa. Boa Sorte!!

  14. Boa tarde!

    Alguém saberia me dizer se o valor cobrado pelas escolas na renovação é o mesmo de quando inicializamos o curso ou conseguimos um valor melhor na renovação?
    Minha intenção era ficar 1 ano lá, até pq os 6 meses sem estudo serviria para treinar a língua, mas com essa diminuição estou achando 8 meses tão pouco tempo.

    1. Boa tarde, Malena. Isso varia de escola para escola, mas, geralmente, o valor da renovação do curso é um pouco mais em conta, sim. Vale confirmar com a sua escola, entretanto 🙂

  15. Ola!! Já fiz um intercâmbio na Irlanda de 12 meses entre 2013/2014.. vou voltar para la em agosto e a ideia era ir como turista e depois em novembro pedir o visto de estudante. Acho que com isso já não vai valer mais a pena, ou deveria ir em julho.. Nesse caso como já fiz 1 ano de estudos, eu só poderei renovar o visto mais 1 vez? esse primeiro 1 ano que passei la e voltei para o Brasil conta? Obrigada

    1. Lisi, tudo bem? Então, esse ano que você já passou por aqui conta sim, caso você volte e pegue o seu visto de estudante, só poderá renová-lo mais uma vez após o fim de sua validade. Se você vir em julho consegue sim tirar o GNIB antes de 1º de outubro, quando começa a vigorar a nova lei dos 8 meses.

  16. Apesar de por um lado beneficar os alunos, já que a qualidade de ensino vai melhorar, a diminuição do tempo para 8 meses vai prejudicar pois perder 4 meses de contato com a linguagem e de trabalho é muita coisa sim. A não ser que você seja rico e tenha condições de comprar outro curso de 25 semanas pra ganhar mais 8 meses. Ou seja, não está mais valendo a pena pagar essa grana toda pra perder 4 meses de contato com a língua.

  17. Olá! Irei pra Irlanda só depois mesmo, não conseguirei ir antes e gostaria de fica o maior tempo possível. A minha dúvida é, esse tempo em que eu espero o visto de estudante, já é discontado desses 8 meses? Como por exemplo no caso em que vi que há pessoas que aguardam até 2 meses no processo, esses 2 meses já são descontados dos 8 meses do visto de estudante? Obrigado!

  18. Olá pessoal ,estou indo agora dia 19 /09 com certeza não entrarei no modelo antigo ,terei só 8meses ..mais pergunto a vcs ,para air o gnib demora uns 2 meses mais ou menos certo??entao vai valer os 2 meses que lá já estou tentando tirar o visto ,e mais os 8 meses depois do Gnib??

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Show Buttons
Hide Buttons
error: Content is protected !!