Intercâmbio

12 de janeiro de 2017

Saiba mais sobre o Revenue, PAYE, USC e EMERGENCY tax

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Saiba mais sobre o Revenue, PAYE, USC e EMERGENCY tax

Foto: Divulgação.

Todo ano os escritórios do Revenue Tax Office ficam lotados de trabalho por conta das restituições de imposto de renda. Mas para você pegar seu precioso dinheiro de volta você precisa do P60, que nada mais é que um resumo dos impostos que você pagou no ano anterior e que deve ser enviado a você até a metade de Fevereiro pelo seu empregador.

Se você é um funcionário que possui PPS e está registrado no sistema PAYE (Pay As You Earn) do Revenue você provavelmente já percebeu que no seu Payslip (folha de pagamento) você encontrará alguns descontos como o PAYE, PRSI e USC, ambos baseados no seu salário.

 

paye-tax-head

PAYE (Pay As You Earn Tax) é uma taxa baseada no seu ganho bruto anual e é calculada através dos seus créditos anuais e da faixa de taxas em que você se inclui. Ela pode ser calculada de 3 maneiras:

1. Base cumulativa
Neste caso, os seus créditos fiscais anuais e a taxa de imposto de renda são distribuídas uniformemente ao longo do ano fiscal.
2. Base não cumulativa
Isso significa que seus créditos fiscais anuais e as faixas de taxas de imposto de renda entrarão em vigor a partir da data do Certificado de Crédito Tributário (TCC) e não voltam ao início do ano fiscal.
3. Mês Um / Semana Um e Base de Emergência
O imposto pode ser deduzido numa base de semana 1 ou mês 1 ou em uma taxa de imposto de emergência.

 

prsi-tax-head

PRSI (Pay Related Social Insurance) é uma taxa relacionada a benefícios sociais e saúde. Ele é pago por todas as pessoas entre 16 e 66 anos com pouquíssimas exceções. Seu empregador coleta as taxas do seu pagamento e as repassa ao Revenue. É calculada uma porcentagem dos seus rendimentos e esse valor é alocado ao Social Insurance Fund (Fundo de Segurança Social). Essas contribuições podem te dar o direito de requisitar benefícios financeiros como o Jobseeker’s Benefit (para desempregados), Illness Benefit (auxílio doença) e State Pension (auxílio pensão).

 

usc-tax-head

Universal Social Charge é a taxa social universal e está em vigor desde 2011. Você deverá pagá-la se os seus rendimentos anuais excederem €12,012.  A USC é tributável sobre a receita bruta (também inclui qualquer remuneração adicional, como benefício em espécie e é calculado antes de qualquer desconto para determinado Subsídios de capital).

 

emergency-tax-head-01

A Emergency Tax pode se tornar uma surpresa desagradável para muita gente quando 41% do salário é descontado na folha de pagamento. Porém é um dinheiro que você não perde e assim que aplica para o cancelamento você recebe tudo o que pagou de volta. Para evitar cair no imposto de emergência logo de cara, ao conseguir o seu primeiro emprego forneça imediatamente o número de PPS ao seu empregador e peça as informações dele para aplicar o formulário 12A junto ao Revenue.


Abatimentos disponíveis

divulgação

Se você é um empregado registrado no PAYE e possui os comprovantes você pode poder reivindicar certos impostos pagos em determinadas despesas como:

  • Despesas Médicas
  • Pessoas casadas ​​/ uniões civis
  • Incentivo de Renovação Doméstica (HRI)
  • Gastos com Educação

Impostos que você não pode restituir:

  • Imposto sobre Veículos (Motor Tax);
  • Imposto sobre Propriedade (Property Tax);
  • Imposto sobre Consumo (Excise Duty).


Casais e União Civil

Em alguns casos, pode ser mutuamente benéfico poder transferir créditos fiscais não utilizados de um para o outro
Ser avaliado em conjunto permite transferir créditos fiscais e abatimentos para atender às suas necessidades específicas.

Em alguns casos, isso pode ser bom para a sua posição fiscal. Se você é casado ou está em uma união civil, você deve entrar em contato com o escritório local do Revenue portando seus números de PPS.

 

Pagamento em Excesso ou Insuficiente

Se você é uma recepcionista, enfermeira, professor, faxineiro, garçonete, etc. você pode ter direito a um reembolso de parte do imposto que você pagou durante o ano:

  • Se você foi despedido;
  • Se teve um intervalo entre empregos;
  • se pagou a taxa de emergência;
  • Se saiu em licença maternidade.

Mas se você não pagou corretamente suas taxas, o Revenue buscará o reembolso no ano seguinte fazendo um ajuste nos seus créditos fiscais. Isso significa que o seu pagamento semanal ou mensal será reduzido até que os impostos atrasados se equilibrem e se o Revenue não identificar os pagamentos você poderá terminar com uma multa maior.

Cada indivíduo tem direito a um crédito de € 1.650 que pode ser acessado através do portal PAYE anytime. Caso você ache que você pagou muitos impostos e não os restituiu, solicite uma consulta mais aprofundada através do formulário P21 disponível também online.

Esperamos ter ajudado a esclarecer um pouco mais sobre taxas e impostos, mas caso tenha dúvidas você pode falar com o pessoal do Citizens Information ou mesmo ir no escritório do Revenue mais próximo de você.

 

 

Receba Nossas Novidades
Nós respeitamos sua privacidade

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Show Buttons
Hide Buttons
error: Content is protected !!