Intercâmbio

16 de janeiro de 2017

Como estudar no exterior pode mudar sua vida

Tags:, , , , , , , , , , , , , , ,

Foto: Divulgação

Estudar no exterior vai muito além de conseguir apenas um diploma internacional, ele é uma oportunidade de procurar por uma qualidade de ensino melhor do que a oferecida em seu próprio país e representa, sobretudo, uma experiência única e transformadora para a maioria dos estudantes. Fazer as malas e embarcar para um país completamente novo pode realmente mudar sua vida e sua forma de percepção de mundo de um jeito que você nunca poderia imaginar. No começo talvez não perceba as mudanças, mas certamente seus amigos e familiares notarão a diferença na sua maneira de encarar o mundo. Neste artigo vamos falar como fazer um intercâmbio e estudar no exterior pode mudar a sua vida.


Independência

Foto: Divulgação

Muitos dos jovens que decidem fazer um intercâmbio ainda moram com seus pais e provavelmente ainda não aprenderam como ficar sozinhos. Por esses motivos, para muitos estudantes, morar durante algum tempo longe de suas famílias pode ser uma experiência grande de amadurecimento. Seja por ter que passar a preparar suas próprias refeições ou a ter que começar a limpar a casa ou por ter que começar a pensar em como conciliar os estudos com o trabalho e cuidar da casa e o trabalho.

No início é comum pensar que tudo será um caos e que você não conseguirá dar conta de todas as tarefas necessárias, no entanto, com o passar dos meses a experiência de morar sozinho tudo torna-se mais natural e divertido. E assim que você partir para essa aventura, sem dúvidas, terá que aprender rapidamente sobre as implicações do que verdadeiramente significa ser um adulto.


Respeito à diversidade

Foto: Divulgação

Enquanto você estiver em outro país conhecerá pessoas de todas as partes do mundo e essa é uma das grandes vantagens de se fazer um intercâmbio, ou seja, aumentar seu círculo de amigos e conhecer culturas e realidades bastante diferentes das suas. Você aprenderá a respeitar as diferenças e a não julgar o próximo, pois muitas vezes você dividirá casa com pessoas de lugares que jamais imaginaria. E de quebra você ainda aprende várias palavrinhas em outras línguas, e como dizem, quanto mais se aprende mais fácil fica aprender.


Pense grande

Foto: Divulgação
Fazer um intercâmbio já é uma grande decisão, principalmente pra quem nunca teve a oportunidade de sair do país ainda e viveu sempre em sua zona de conforto. Estudar fora é um ato de liberdade que proporcionará desafios pelos quais você nunca imaginou passar. Esse é o primeiro passo para um futuro cheio de decisões que você fará de forma corajosa, já que desde cedo decisão em relação a desafios, seja na vida acadêmica, seja na profissional ou pessoal.


Amplie suas perspectivas

Foto: Divulgação

Você ampliará suas perspectivas, pois sabemos que o mundo é um lugar muito diversificado, repleto de culturas e realidades sociais diferentes. No entanto, muitos apenas tiveram contato com esta diversidade através de programas da televisão ou de imagens que encontram em revistas e na internet. Quando você realmente desembarcar no seu destino, você sentirá na pele o choque cultural e ampliará suas perspectivas, como dito no começo do parágrafo, mudando assim sua impressão sobre o que é estrangeiro.

 

Estudos e empregos

Foto: Divulgação

O jovem que faz intercâmbio começa a construir a sua carreira profissional a partir deste momento pois ele desenvolve características comportamentais muito importantes. O currículo ganha um destaque grande quando o profissional participa de um programa de extensão na área em outro país. As empresas estão procurando por pessoas que tenham um diferencial.

Estudar fora é ter a chance de se preparar para as oportunidades quando elas acontecerem. Sempre é tempo de começar, seja para aprimorar o seu inglês ou outra língua ou para se qualificar. São necessários, segundo estudos, de 3 a 6 meses para que você aprenda uma língua fluentemente em outro país. É possível perceber uma diferença salarial gigante em quem participa e em quem não participa de programa de extensão fora do país.

Qualquer profissional hoje em dia precisa ter domínio ao menos da língua inglesa. Uma empresa que contrata alguém que fez intercâmbio, por exemplo, sabe que aquele profissional tem uma visão globalizada do mundo e que assume desafios. São inúmeras as qualidades de quem passa por essa experiência. Atualmente, existem vários programas de estudo e de intercâmbio disponíveis no mercado, Há opções para quem deseja aperfeiçoar outra língua em apenas duas semanas.

Morar fora do país não é se transformar em alguém melhor do que outros, mas sim adquirir mais experiência e uma visão diferente da vida.

Foto: Divulgação

As experiências de intercâmbio oferecem um novo olhar sobre tudo ao seu redor. Conhecer pessoas de outros lugares e com outros costumes te faz amadurecer em diversos aspectos. Você é apresentado a uma nova rotina, e se vê obrigado a se preocupar com coisas que antes passariam despercebidas ou coisas que jamais havia visto antes.

Além de tudo isso, você começa a valorizar sua família e amigos. Já ouviu a frase “Saudade faz a gente dar valor ao que tem”? Pois é. Isso acontece muito com quem faz intercâmbio. Muitas vezes ficamos longe dos nossos amigos e da nossa família, mesmo estando no mesmo país que eles nada faz você ficar mais próximo da sua família do que morar no exterior. A saudade começar a surgiu e você recorre ao Skype, liga para sua mãe, para os seus melhores amigos e fortalece seus relacionamentos.

Mesmo que seja por um curto período de tempo, não perca essa chance, adquira essa nova perspectiva de vida e ganhe benefícios que vão durar uma vida toda. É altamente recomendável viajar para o exterior. Mesmo que para sair de casa e embarcar em um aventura dessas depende de muita coisa como dinheiro, trabalho, família, no final das contas, tudo vale a pena.

Obviamente que você não tem uma árvore de dinheiro, então a melhor dica é:

Foto: Divulgação

Prepare-se financeiramente, poupar dinheiro sempre é uma boa ideia. Pesquises o lugar que pretende ir, pergunte aos seus amigos que já foram, veja vídeos, leia artigos e saiba o máximo possível do que te espera quando descer do avião.

Procure uma faculdade que te leve ao exterior. Algumas instituições brasileiras tem opções de transferência para uma faculdade estrangeira, mesmo que seja para você fazer um ou dois semestres no país de sua escolha. Essas faculdade geralmente também tem programas de intercâmbio em parcerias com outras universidades fora do país.

Se você se preparar para seu intercâmbio, pode ter certeza que você encontrará o melhor meio de fazer acontecer essa grande experiência no exterior. Experiência na qual você ganhará muito e perderá apenas coisas materiais, como o dinheiro, porém nada pode ser comparado a experiência que você ganhará e a felicidade que isso vai te trazer.

Estamos aqui vibrando e torcendo para que você consiga realizar esse sonho e que este artigo tenha te ajudado e inspirado a trilhar seu próprio caminho pelo mundo. Boa sorte!

Receba Nossas Novidades
Nós respeitamos sua privacidade

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Show Buttons
Hide Buttons
error: Content is protected !!