Intercâmbio

28 de janeiro de 2017

Os Fusos Horários – Brasil, Malta e Austrália

Tags:, ,

Os Fusos Horários se definem num sistema de contagem de tempo baseado nos meridianos. As 24 horas do período de rotação da Terra correspondem a 24 faixas de 15º, equivalentes à divisão dos 360º da circunferência da Terra por 24.

A partir do fuso inicial (Greenwich), as horas aumentam para leste e diminuem para oeste.

Quando deixamos nossa cidade e viajamos para um lugar onde há uma diferença considerável de fuso horário, às vezes precisamos nos adaptar. Principalmente quando viajamos para países distantes, onde temos tanto que assimilar novos costumes, como novas culturas.

A seguir você vai conhecer mais sobre os fusos horários entre Brasil e Irlanda, Brasil e Malta e, Brasil e Austrália. E como funciona a comunicação com os nossos entes queridos que ficaram em outro fuso.


Irlanda

Conhecida por seu clima medieval com belíssimas paisagens e impressionante arquitetura, a Irlanda é um dos principais destinos para intercâmbio. Sua capital Dublin, a maior cidade do país, é considerada uma das melhores cidades do mundo para se viver bem.

As facilidades encontradas pelo fato de não haver necessidade de obter visto para embarcar para esse encanto de país e que a permanência nele pode durar até 90 dias, são apenas alguns dos inúmeros atrativos que atraem viajantes do mundo inteiro.

O fuso horário da Irlanda está 3 horas à frente do fuso do Brasil. Por exemplo: se em Brasília for 00h00 na Irlanda será 03h00.

É preciso prestar atenção ao horário de verão da Irlanda que, ocorre desde o último domingo de março ao último domingo de outubro. Enquanto na Irlanda for horário de verão e no Brasil não, a diferença de horas é de 4 horas. Por outro lado, quando o horário de verão estiver ocorrendo apenas no Brasil, a diferença é de 2 horas. Lembre-se que no Brasil o horário de verão ocorre desde o fim do mês de outubro até o fim do mês de fevereiro.


Malta

fuso-horario-malta

Malta é um dos menores países da Europa e também um dos mais bonitos. Localizado em meio ao Mar Mediterrâneo, o arquipélago está repleto de beleza, diversão e cultura. Valeta, sua capital, foi construída pelos cavaleiros da Ordem de São João e em 1980 foi classificada como parte do patrimônio mundial da UNESCO.  O país está cheio de templos pré-históricos, que se tornaram patrimônios da UNESCO.

Embora a melhor época para visitar Malta seja na primavera ou no outono, quando a temperatura está mais amena, e os visitantes podem desfrutar das lindas paisagens naturais misturadas à arquitetura histórica e, principalmente, explorar as ilhas ricas em diversidades inigualáveis de recifes, grutas e destroços náuticos, num mergulho. Para àqueles que querem aprender inglês, o inverno ocorre de dezembro a fevereiro, e é quando se consegue ótimas ofertas.

Mesmo que o maltês seja o idioma oficial do país, o inglês é a língua mais falada pela maior parte da população maltesa, uma vez que é o idioma oficial das escolas e da Universidade de Malta, além de ser o mais utilizado nos negócios.

Malta é um excelente destino para estudantes de intercâmbio, tem mais de 40 escolas de inglês credenciadas. A forte cultura italiana intricada nos costumes malteses faz com que muitos cidadãos falem italiano.

Uma curiosidade: a maior parte da programação da tv está em italiano, enquanto que a maior parte dos espetáculos teatrais, programas de rádios, dos jornais e revistas e todas as informações e leis, estão em inglês.

O fuso horário de Malta em relação ao Brasil é de três horas a mais. Por exemplo: Quando no Brasil for 12h00 em Malta será 15h00.

Assim como no Brasil, Malta também possui horário de verão em prol da economia da energia elétrica, já que no verão a população local e turistas aproveitam ao máximo a luz solar. O horário de verão se inicia no fim de março, quando os relógios são adiantados em uma hora e a diferença entre Brasil e Malta passa a ser de quatro horas. Quando no Brasil for 12h00 em Malta será 16h00. O horário termina no fim de outubro, quando o relógio é atrasado em uma hora.

Austrália

A Austrália é um país surpreendente que vai muito além da terra dos coalas, cangurus e aborígenes. Repleto de paisagens esplendorosas e cidades contemporâneas desenhadas num riquíssimo contexto histórico, o país oferece rico entretenimento, no âmbito cultural e natural.

Sua capital é Camberra e por não possuir um idioma oficial, o inglês tornou-se a língua padrão. As famosas cidades de SydneyMelbourneBrisbane recebem turistas e estudantes de intercâmbio do mundo todo.

A Austrália possui múltiplos fusos horários, ou seja, há diferença de horário entre algumas cidades. Por tanto, atenção ao fuso horário entre Brasil e Austrália.

O fuso horário entre Brasília e Sydney, Melbourne, Brisbane, Gold Coast é de dez horas a mais (+10 compreende os estados orientais de Queensland, New Shouth Wales, Victoria, Tasmânia e o território da Capital Australiana).

O fuso horário entre Brasília e Adelaide é de nove horas e meia a mais (+9,5 compreende o Território Norte e o Sul da Austrália).

E o fuso horário entre Brasília e Perth é de oito horas a mais (+8 compreende o Oeste da Austrália).

O horário de verão se inicia no primeiro domingo de outubro e se encerra no primeiro domingo de abril. New South Wales, Victoria, Austrália do Sul, Tasmânia e o ACT adiantam seus relógios uma hora pelo Horário de Verão (DST).

NSW, ACT, Victoria e Tasmânia passam da AEST para o Horário de Verão do Leste da Austrália (AEDT), UTC +11. A Austrália do Sul e a cidade de Broken Hill, em New South Wales, passam da ACST para o Horário de Verão Central da Austrália (ACDT), UTC +10½.

O horário de verão não é observado em Queensland, no Território do Norte ou no Oeste da Austrália.


Comunicação
fuso-horario-brasil-malta-australia

Quando se está fora do seu país, a comunicação com familiares e amigos que ficaram é fundamental. O primeiro canal de comunicação depende de uma conexão wi-fi que você pode obter na sua escola ou na sua pousada. Mas ele não é suficiente.

Lembre-se que sua operadora no Brasil, não deve ser usada no exterior. Os valores tornam-se absurdos.

Como a maior parte dos estudantes de intercâmbio está de passagem, o indicado é fazer um plano pré-pago em uma operadora local. Atenção ao pacote de dados que será imprescindível para a comunicação e também para ajudá-lo a se localizar no início. Certamente você vai precisar consultar o GPS ou buscar informações sobre transporte público.

Claro que você precisa ter um aparelho bom que comporte um ótimo pacote de dados e com uma boa câmera que, além de proporcionar boas fotografias de sua experiência vivendo num outro país, vai possibilitar vídeos-chamadas pelo skype.

Para obter um chip de uma operadora local é simples, você vai até uma loja, munido de seu passaporte e sairá de lá com sua nova linha telefônica funcionando.

Em alguns países o chip pode ser encontrado em lojas de conveniência ou supermercados e você pode ativá-lo via internet ou pelo próprio SIM, usando o número do seu passaporte.

O whatsApp ainda funcionará, mesmo com um novo chip. Desde que os números dos seus contatos do Brasil tenham sido salvos usando o código DDI (+55). Você também pode atualizar todos os contatos para o número novo, caso prefira.

O Skype é o melhor programa de comunicação que existe para quem precisa se comunicar à distância. Tem a opção de utilizar seus recursos de forma grátis (você precisa apenas de um pacote de dados que suporte o aplicativo) ou paga (desse modo é possível vincular um número local fixo ao seu Skype. Assim todas as chamadas são direcionadas ao seu Skype e você paga o valor de uma ligação local).

Definitivamente o Skype é a melhor forma de comunicação do Brasil para o Exterior e vice-versa. Além das chamadas telefônicas, há as vídeos-chamadas que ajudam a matar um pouquinho a saudade dos entes queridos que ficaram no Brasil.

Gostou do artigo sobre fuso horário? Então compartilhe com seus amigos e se você está fora do país, não se esqueça de falar um oi pra família!

 


Receba Nossas Novidades
Nós respeitamos sua privacidade

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Show Buttons
Hide Buttons
error: Content is protected !!