Intercâmbio

29 de janeiro de 2017

Bolsa de estudos em Universidades estrangeiras

Tags:, , , , ,

Pensando em estudar no exterior mas não sabe nem por onde começar? Então continue lendo pois separamos algumas universidades estrangeiras bacanas e que oferecem bolsas de estudo para você começar ou continuar sua formação acadêmica.

Foto: Divulgação

Existem várias bolsas que cobrem integralmente todos os custos de educação, acomodação e despesas pessoais ou pelo menos parcialmente. Outras podem fornecer ajuda até nas taxas de educação e materiais que serão necessários para esses cursos. Primeiramente você deve saber que a Irlanda tem se transformado em um dos destinos preferidos para brasileiros que desejam estudar fora.

Iremos dar um enfoque maior para a Irlanda neste artigo por diversos motivos, dentre deles é que além de ser um país barato para se morar e com facilidade de locomoção para outros países, a legislação irlandesa permite que estudantes estrangeiro trabalharem fora de seus horários de aula, coisas que talvez em outros países você não encontre facilmente.


Irlanda

As universidades irlandesas estão entre uma das mais antigas da Europa e são muito bem posicionadas em rankings internacionais de qualidade de ensino. Diversas dessas instituições dessas oferecem bolsas e descontos na anuidade para estudantes brasileiros.

Trinity College Dublin

bolsa-de-estudos-faculdades-estrangeiras

Existem bolsas de bacharelado no Trinity College Dublin que podem chegar a 25 mil euros que são revertidos em descontos nas anuidades dos programas de graduação que possuem em média quatro anos. É preciso candidatar-se para o curso, enviando uma documentação que será previamente solicitada, seu currículo e uma carta explicando com suas palavras porque deve ser aceito no Trinity College Dublin e qual a importância dessa bolsa de estudos para sua formação acadêmica e para a comunidade.

Nessa faculdade também há bolsas para o curso introdutório ao ensino superior irlandês para que você junto com seu resultado do enem possa entrar uma faculdade irlandesa. Esse curso introdutório é para preparar os estudantes para o sistema universitário irlandês quanto para aperfeiçoar as habilidades na língua inglesa desenvolvendo assim a comunicação e o pensamento crítico na língua.


National College of Ireland

bolsa-de-estudos-faculdades-estrangeiras

O National College of Ireland tem um fundo de 300 mil euros para conceder apoio aos estudantes que são brasileiros e possuem um bom desempenho acadêmico porém não tem como arcar com as despesas. As bolsas podem chegar até 3 mil euros o que estaria cobrindo entre 10% a 60% do valor do curso. Para você se candidatar basta se inscrever para o curso escolhido e receber a “Oferta Incondicional” que virá acompanhada de um formulário de solicitação de bolsa. Esse formulário deverá ser preenchido e enviado por e-mail juntamente com os documentos pré-solicitados.


Maynooth University

bolsa-de-estudos-faculdades-estrangeiras

Na Maynooth University você pode se candidatar a bolsas de mestrado que variam entre 2,5 e 5 mil euros e que cobrem parcialmente as anuidades dos mestrados, você pode checar as bolsas disponíveis em Schoolarships Maynooth.


University of Limerick

Foto: Divulgação

A University of Limerick, que está localizada costa oeste da Irlanda, oferece algumas bolsas de estudos para a graduação na faculdade, mas oferece mais bolsas de estudos para brasileiros que já tenham estudado na faculdade e queiram continuar seus estudos lá. Para os cursos de mestrado assim como para os programas de pós-graduação podem ser oferecidas bolsas de até 1500 euros que são revertidos em descontos na anuidade.

A instituição oferece descontos também de até 50% para os programas de mestrado nas áreas de ciências exatas e engenharia. É possível se candidatar diretamente através do envio dos documentos pedidos para a graduação, e para os programas de pós-graduação e mestrado é necessário usar um sistema online de inscrições próprio da instituição e é necessário pagar uma taxa de 35 euros. Para as duas candidaturas é necessário ter documentos que comprovem a proficiência na língua inglesa. Veja as opções da University of Limerick.

 

University College Cork

bolsa-de-estudos-faculdades-estrangeiras

A University College Cork oferece diversas bolsas de estudo por mérito para os alunos de graduação e de pós-graduação. Algumas opções correspondem a 50% de desconto nas taxas e nas mensalidades dos cursos. Ela também oferece descontos de 25% nas taxas e mensalidades dos programas de mestrado existentes no Departamento de Ciência, Engenharia e Ciência da Alimentação (Science, Engineering, & Food Science Department). Confira todas as opções da University College Cork.

 

University College Dublin

Foto: Divulgação

A University College Dublin oferece duas Bolsas de Estudos Global Excellence para estudantes brasileiros que querem cursar o ano letivo lá. As bolsas de estudo Global Excellence correspondem a descontos de 50% e 100% nas mensalidades do mestrado. Existe também a Escola de Língua Inglesa, Teatro e Cinema (School of English, Drama and Film) da UCD que oferece bolsas de estudos anuais para estudantes brasileiros que queiram cursar mestrado em literatura anglo-irlandesa e teatro.

É chamada de Bolsa de Estudos Maria Helena Kopschitz que cobre, no caso, mensalidades e taxas da UCD além de custear um auxílio de 14 mil euros por ano para cobrir as despesas que o estudante terá no país. Além disso, é possível também concorrer a uma bolsa de 2 mil euros para cobrir todas as despesas da viagem para os candidatos que forem selecionados.

Para concorrer a essa bolsa basta ter um diploma de graduação em alguma universidade brasileira e comprovar a sua proficiência em inglês, confira as opções de bolsa na UCD.


Holanda

É possível encontrar diversas opções de bolsas de estudos parciais e integrais na Holanda. Vamos aqui citar dois programas de bolsas voltados para alunos brasileiros para a Holanda.

Orange Tulip Scholarship Brazil

Foto: Divulgação

O programa é promovido pelo governo holandês e é voltado para alunos com um ótimo currículo acadêmico. A proposta abrange cursos ministrados em inglês em até 21 universidades holandesas. Confira mais sobre o programa da Orange Tulip.

 

Universidade de Maastricht

bolsa-de-estudos-faculdades-estrangeiras

Outro destaque na Holanda, são as bolsas de estudo fornecidas pela Universidade de Maastricht, que é uma das mais importantes do país. As bolsas estão voltadas para alunos não europeus e cobrem o custo de vida como despesas com visto, seguro saúde e anuidade escolar. O tempo máximo de duração do programa é de vinte e quatro meses. Estudantes de graduação e de pós-gradução podem inscrever-se. Um dos mais importantes requerimentos é ter um excelente rendimento universitário e inglês para acompanhar as aulas.


Reino Unido

O Reino Unido oferece algumas bolsas de estudos em universidades espalhadas pela ilha.

Chevening

Foto: Divulgação

O chevening é um dos principais programas de bolsas de estudos do Reino Unido que é oferecido pelo governo britânico. Ele é voltado essencialmente para os cursos de pós-graduação com duração de um ano. As bolsas geralmente cobrem as passagens aéreas de ida e volta e também a anuidade escolar que é limitada ao valor de 13 mil libras.

Esse processo é aberto para todos os estudantes de qualquer área acadêmica, no entanto é preciso, como já tem-se dito muito por aqui, ter um excelente histórico acadêmico. As instituições que participam do programa são: Universidade de Edimburgo, Cambridge, Oxford, Cardiff University, entre diversas outras.

Além de pesquisar bastante, complete as exigências e lembre-se que as pessoas que irão julgar a sua inscrição não lhe conhecem, então faça atividades extracurriculares e preencha a sua inscrição de forma verdadeira e clara.  Tenha cartas de referência e garanta a qualidade da sua inscrição. Com tudo isso dito, desejamos boa sorte!

 

Receba Nossas Novidades
Nós respeitamos sua privacidade

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Show Buttons
Hide Buttons
error: Content is protected !!