Cultura

14 de fevereiro de 2017

Valentine’s Day pelo Mundo

Tags:,

Dia dos Namorados? Quem nunca ouviu falar nessa data tão famosa? Quase impossível achar alguém que nunca tenha comemorado ou sequer ouvido falar nessa data não é mesmo? Ao redor do mundo o dia dos namorados é comemorado no dia 14 de fevereiro e é muito comum vermos casais de vários lugares do mundo fazendo as suas juras de amor e desejando mais paixão e felicidade ao seu namoro.

Nessa matéria vamos falar um pouco mais sobre essa data tão especial que deixa os casais ainda mais apaixonados e românticos, para começar vamos falar mais sobre as comemorações do dia dos namorados ou como é chamado em alguns países o Dia de São Valentim. É muito comum que os casais de namorados e até mesmo amigos de longa data troquem presentes neste dia, para alguns países não é preciso estar namorando para presentear alguém, os solteiros de plantão presenteiam seus amigos e amigas e fazem a sua própria comemoração.

No dia dos namorados é comum que os presentes trocados sigam sempre um padrão: O amor. Este padrão pode ser representado por várias coisas diferentes, seja em músicas como é comum na Itália, seja por danças como é típicos dos países árabes e até mesmo por símbolos como fazemos mais comumente. Na hora de presentear temos várias opções:

  1. Cartões de Dia dos Namorados
  2. Caixas de chocolate (tem que ter o formato de coração hein)
  3. Quadros com fotos do casal
  4. Jantar à luz de velas
  5. Um passeio especial
  6. E até mesmo um piquenique como é comum de ser feito nos Estados Unidos e na Europa.

O que interessa na verdade seja em qualquer lugar do mundo é mostrar para o seu parceiro o quanto é valido o amor de vocês e o quão feliz está por dividir esta data tão especial com a outra pessoa.

Em países como Portugal, Angola e em vários outros o dia oficial dos dia dos namorados só começa quando recai a madrugada do dia 14 de fevereiro, essa sem dúvida é a data mais romântica do ano e milhares de casais se reúnem para celebrar a sua união e felicidade. Ao contrário dos demais lugares, o Brasil comemora o dia dos namorados no dia 12 de junho, quatro meses após o restante do mundo celebrar a data.

Advinha o motivo de demorarmos mais que os demais países para comemorar? Na realidade a explicação é bem simples, o que ocorre é que nós comemoramos o dia dos namorados nas vésperas do dia de Santo Antônio de Lisboa, não está reconhecendo o nome? Sabe o santo casamenteiro? Exatamente este! Justamente por carregar toda a simbologia do matrimonio e da relação é que comemoramos o dia dos namorados em junho.

A história do Dia dos Namorados.

Valentines-pelo-mundo

Como falamos anteriormente o dia dos namorados é conhecido ao redor do mundo também como Valentine’s Day, e na realidade este nome é um homenagem a São Valentim. Toda a carga romântica que a data carrega assim como as comemorações que fazemos hoje em dia, como troca de presentes e atos típicos entre casais só começou a surgir depois da Idade Média e ganhou ainda mais força quando o conceito de ideal romântico se difundiu pela Europa. A ideia de ter um dia voltado especificamente para a comemoração do amor se tornava muito propicia para a propagação do ideal romântico da época.

Toda a origem da data começa a muito séculos atrás quando o Imperador Cláudio II proibiu os casamentos durante a guerra, isso ocorre porque o poderoso imperador acreditava que o casamento era uma distração para os soldados e que soldados solteiros eram melhores no combate do que os casados. São Valentim que na época era bispo, lutou contra essa ordem e continuou celebrando os matrimônios, tudo em nome do amor que o casal nutria um pelo outro.

Por descumprir as ordem do Imperador, assim que descoberto, Valentim foi condenado a morte, mas mesmo preso recebia muitos presentes e bilhetes de jovens que ainda acreditam no amor e na força do relacionamento.

Existem ainda alguns relatos que a força do Bispo no amor era tão grande que ele ao se apaixonar por uma moça cega filha de um dos seus carcereiros consegui lhe devolver a visão. Conta-se ainda que antes de ser morto o bispo ainda teve tempo para escrever uma última carta para sua amada onde deixou assinado como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”.

Essa é apenas uma das ideias sobre a origem da data, alguns pesquisadores dizem ainda que a comemoração teve início na idade média graças ao período de acasalamento dos pássaros que é feito em fevereiro e o dia 14 foi escolhido de forma aleatória, outros ainda mencionam os deuses da fertilidade, e até hoje é comum alguns países seguirem essa vertente da tradição oferecem frutas e doces aos deuses da fertilidade como forma de agradecimento pela data e por seu amor.

Apesar da data do dia dos namorados ser voltada mais especificamente para a cultura ocidental, alguns países orientais já aderiram à essa comemoração já faz algum tempo e levam a sério os costumes de trocar presentes, veja abaixo uma pequena lista contendo alguns desses países.

  • Japão – O Japão se mostra muito adepto desta comemoração há anos. A data é celebrada desde 1936 e é muito comum que os japoneses (principalmente as mulheres) declarem seu amor em diferentes formas aos seus companheiros. Muitas escolhem presenteá-los com doces e cartas.
  • Estados Unidos – A comemoração acontece em 14 de fevereiro, a super potência americana mantém suas lojas bem abastecidas para oferecer os melhores presentes aos casais apaixonados, a data é motivo de comemoração e troca de presentes há anos e a cada dia mais vem adquirindo adeptos. Nos Estados Unidos é muito comum que os amigos façam a troca de cartões falando sobre o amor e carinho que nutrem um pelo outro.
  • Itália – Um dos países mais românticos que existem não poderia ficar de fora da nossa lista, isso porque é muito comum que na Itália os casais comemorem o dia dos namorados com banquetes e jantares dignos dos filmes de Hollywood. Assim como nos demais países é comum que os parceiros troquem chocolates, lembranças, cartas e até mesmo poemas e poesias.
  • Reino Unido – No Reino Unido é muito comum que os casais comemorem a data com a troca de presentes, o mais comum é a de chaves e fechaduras em formato de coração, o símbolo significa a união e a força do amor do casal.

Estes são apenas alguns países que comemoram a data, ao redor do mundo existem as mais variadas formas de celebrar essa data tão especial, mas a melhor forma sem dúvida é estar ao lado de quem se ama, não interessa em qual lugar do mundo você esteja, seja no brasil onde comoramos no dia 12 de junho ou ao redor do mundo onde se comemora no dia 14 de fevereiro, o importante é trazer o sentimento da data à tona e mostrar a pessoa que está com você o quanto ela é importante na sua vida.

A equipe do Blog Intercambistas deseja a todos vocês um Happy Valentine’s Day!

Receba Nossas Novidades
Nós respeitamos sua privacidade

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Show Buttons
Hide Buttons
error: Content is protected !!