Intercâmbio

21 de fevereiro de 2017

O perigo de levar seu celular em viagens

Tags:, ,

Hoje vamos falar dos perigos de viajar com nossos celulares, pois todos nós se importamos com segurança, certo?

Mantemos nossos pertences sempre próximos, trancamos a porta de casa e temos senhas para tudo, mas o que fazer se alguém está em posse de seus aparelhos e dispositivos eletrônicos e ainda pode te intimidar você a fornecer suas senhas?

Foi exatamente isso que aconteceu em um aeroporto americano quando um cidadão americano estava voltando de fora do país. No dia 30 de janeiro, o americano Sidd Bikkannavar, um cientista da NASA para o Laboratório de Propulsão a Jato, estava voltando do Chile para Houston, no Texas.

Durante seu percurso no aeroporto, o Controle de Imigração e Fronteiras o parou e o revistaram por inteiro, eles então o detiveram em uma sala com mais um monte de pessoas dormindo em casacos. Eles eventualmente retornaram e disseram que iriam liberá-lo se ele desse a senha do seu celular.

Perigo celular viagens

Bikkannavar explicou que o telefone pertence à NASA e continha informações sensíveis nele, mas não adiantou de nada. Eventualmente ele cedeu e acabou desbloqueando o celular dele. Os agentes saíram com o telefone dele e depois de meia hora retornaram com o celular e o liberaram.

Antes de discutir a legalidade de todo esse procedimento, que durou cerca de meia hora e onde o telefone desse homem estava desbloqueado e com informações confidenciais na mão de sabe-se lá quem, você deve-se perguntar quantos aplicativos você tem no seu celular.

Sem sombra de dúvidas você deve ter aplicativos de email, Facebook e Whatsapp pelo menos, não é? Imagine que os históricos e mensagens particulares que você envia e recebe todos os dias estão ali. Todas as suas pesquisas, fotos curtidas, comentadas, sites que visita e muito mais. Todos lá no seu celular à apenas uma senha de distância de um estranho.

Vamos pensar em quantas coisas potencialmente incriminadoras você tem espalhado pela sua casa? Se você é uma pessoa normal, a resposta provavelmente será zero. Mas mesmo que tivesse, ainda sim a Polícia deve estabelecer uma causa provável e conseguir um mandado para poder vasculhar sua casa.

Mas o problema aqui é que essas regras não se aplicam aos postos de imigração nos aeroportos, já que ele possui diretrizes próprias e que muitas vezes contrariam as leis comuns. É muito fácil para um oficial de imigração requerer uma busca no seu celular apenas dizendo que acredita que você é um terrorista em potencial ou aparenta estar envolvido em algo ilícito.

Pense em pessoas comuns como nós, apenas alguns minutos e ameaças suficientemente plausíveis e você já entregará suas senhas pessoais e dará acesso irrestrito à toda sua vida virtual. Pode imaginar isso?

Algumas empresas como a Elcomsoft fazem os chamados “softwares forenses”, que podem extrair todas as suas fotos, contatos, senhas pessoais de e-mails e contas de redes sociais em poucos minutos. Muitas forças militares, policiais e agentes de imigração de vários países utilizam esse ou outros softwares com essa funções. Eles precisam apenas do seu telefone desbloqueado.

Perigo celular viagens

Certo, se você ainda está se perguntando o que de tão ruim pode acontecer se os oficiais de Imigração tiverem acesso ao seu celular desbloqueado, bom…

  • Pense em todas as pessoas que você já ligou, mandou e-mail ou está conectado através do seu Facebook, WhatsApp e etc. Quais são as chances de um deles tenha cometido algum crime ou poderão cometer no futuro;
  • Você já tirou fotos polêmicas, de protesto ou comprou um livro controverso pela internet, ou mesmo contou sobre uma abordagem ou experiência com um policial para alguém próximo?
  • Existem alguns governos que ainda querem disponibilizar o acesso a essas informações a nível local, estadual e federal. Agora pense que em quanto mais lugares suas informações estiverem, mais lugares “hackers” mal-intencionados podem invadir atrás dessas informações. Imagine que uma falha de segurança em uma delegacia em um lugar qualquer pode resultar em seus dados nas mãos de pessoas erradas e ainda as usando como queiram pelo resto da sua vida.

Mas como ainda é ilegal na maioria dos países “investigar” passageiros individuais sem uma boa razão para tal, provavelmente no futuro será requerido isso de todos os passageiros. E se não fizermos alguma coisa a respeito, logo todos terão de desbloquear seu celular e apresentar para os oficiais enquanto o seu passaporte é escaneado.

Houveram casos relatados na Irlanda, por exemplo, de pessoas que se apresentaram na imigração como turistas e por alguma razão foram parados e tiveram seus celulares vasculhados. Ao vasculhar os aparelhos, encontraram e-mails sobre trabalho ou assuntos que consideraram suspeito e os deportaram na mesma hora.

O que fazer então?

Perigo celular viagens

Há bem pouco que pode ser feito por enquanto, a melhor forma de não passar por essas situações é realmente se prevenir. Se possível não leve o seu smartphone para viajar, evite carregar dispositivos que contenham senhas e outras informações pessoais sensíveis. Celulares e computadores podem ser alugados no seu país de destino, ou você pode levar aquele modelo mais baratinho que você tem em casa.

É uma solução incômoda? Sim, claro que é. Sempre será trabalhoso ou caro manter vários aparelhos ou alugar nos lugares que você for. Mas como a grande maioria dos seus dados ficarem salvos em servidores na nuvem, basta você não ter o seu smartphone (que contém todos os seus dados pessoais) e você estará seguro ao viajar.

Se você se incomoda em checar todas as janelas da sua casa, tranca a porta e liga o alarme, o que custa reduzir os seus riscos digitais com alguns cliques e talvez alguns trocados.

De qualquer forma, cuide da sua vida digital com o mesmo zelo que você cuida da sua vida real e boa viagem!

Receba Nossas Novidades
Nós respeitamos sua privacidade

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Show Buttons
Hide Buttons
error: Content is protected !!