Lifestyle

10 de março de 2017

A pontualidade Suíça diária

Tags:,

Embora muitos países possuam diversos estereótipos, no caso da Suíça eles realmente levam a sério os esteriótipos. A nação alpina é realmente eficiente e meticulosamente pontual.

Para os suíços, a pontualidade não é meramente uma novidade, um bombom no bufê da vida. É uma fonte de profunda satisfação. Os suíços, ao que parece, sustentam a definição de felicidade do filósofo alemão Schopenhauer como “ausência de miséria”. Alegria é gerada a partir da pontualidade e pelas coisas se desenrolarem com eficiência.

Sempre que visitar a Suíça, você passará por vários estágios de reação de pontualidade. No começo, vai te encantar, especialmente se vier da vizinha Itália ou França com suas abordagem muito mais flexíveis com relação ao tempo. Em contraste, a vida na Suíça é robusta e confiável, como um cão São Bernardo.

a-pontualidade-suíça

Se alguém disser que vai te encontrar às 2 da tarde, ela chega às 2, não 2:05 ou 1:55. E isso é incrível e surpreendente, por algum tempo. Depois talvez irrite um pouco. A extrema pontualidade pode parecer uma espécie de mesquinhez, e acho que muitos talvez concordem com a escritora inglesa Evelyn Waugh, que disse que “a pontualidade é a virtude do entediado”.

Isso é um tanto injusto na verdade, pois no final das contas, a pontualidade dos suíços é uma profunda expressão de respeito com outras pessoas. Uma pessoa pontual é considerada. Ao chegar no horário certo – para tudo – um suíço está dizendo, na verdade, “Eu valorizo o seu tempo e, por consequência, eu valorizo você.”

E obviamente não é à toa que os suíços são tradicionalmente conhecidos como exímios fabricantes de relógios. Pois a habilidade de viver pontualmente reflete em tudo, desde aos compromissos diários, ao trens e até mesmo os banheiros entram nessa. Sim, você escutou certo, banheiros.

a-pontualidade-suíça

Os banheiros públicos de lá são impecáveis, e até mesmo a água da torneira pode ser bebida tranquilamente, coisa que em outros países seria completamente impensável. E na verdade está até na moda fazê-lo, pois a água vem de fontes naturais. Como explicar essa limpeza e pontualidade? Ninguém sabe ao certo. Mas uma teoria popular é que, historicamente, deriva do implacável terreno montanhoso. Ou você planta suas colheitas a tempo e as colhe prontamente ou, bem, você morre de fome.

Apesar da pontualidade hoje em dia ser uma mercadoria rara, em partes por causa de nossas vidas agitadas e outra por conta dos nossos smartphones, que nos permitem enviar mensagens do tipo “vou chegar alguns minutos depois” com a maior tranquilidade. Mas isso não acontece na Suíça.

Muitos estrangeiros que vão morar por lá estranham e se maravilham com a pontualidade dos serviços e coisas do dia a dia. Pedir um táxi e ele realmente chegar no horário estipulado ou serviços de entrega que realmente entregam no prazo são coisas que surpreendem.

Mas a pontualidade não vem sem alguns inconvenientes. Os cafés nas cidades suíças tendem a ficar lotadas às 4 da tarde porque todos saem para seus breaks exatamente às 4 da tarde. Em edifícios de apartamentos por exemplo, os moradores devem respeitar um rigoroso horário para o uso da lavanderia.

A extrema pontualidade também cria uma expectativa, e se essa expectativa não for satisfeita, a decepção acontece. Nas raras ocasiões em que as coisas não funcionam como planejado, os suíços ficam nervosos. Recentemente, o país foi jogado em um estado de confusão com a notícia perturbadora de que apenas 87,5% dos trens administrados pela ferrovia federal chegaram dentro dos três minutos de tolerância, não batendo a meta de 89%.

a-pontualidade-suíça

Mas talvez essa frustração talvez tenha algum mérito. Afinal, a Suíça entra em uma concorrência feroz quando se trata de pontualidade. No Japão, os trens bala Shinkansen fazem as ferrovias suíças parecerem francamente tardias. O atraso anual médio? Trinta e seis segundos.

Com toda certeza ao passar algum tempo por lá, o país realmente vai mudar o jeito que você lida com o tempo, e o argumento suíço é bem válido, se você chega na hora certa significa que valoriza e respeita o tempo da outra pessoa.

Até a próxima!

 

Receba Nossas Novidades
Nós respeitamos sua privacidade

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Show Buttons
Hide Buttons
error: Content is protected !!