Lifestyle

3 de abril de 2017

Gastronomia na Lituânia

Tags:

Localizada na Europa Setentrional, a Lituânia é um pequeno país dos Balcãs que faz divisão com Letônia, Bielorrússia, Polônia e Kaliningrado, na Rússia. Mesmo tendo ouvido falar pouco desse país, saiba que ele tem uma importância histórica na Europa e apresenta um interessante desenvolvimento econômico.

A Lituânia tem alguns fatos bem curiosos a respeito da sua história e formação cultural. Por exemplo, durante a Idade Média a Lituânia, que na época se chamava Grão-Ducado da Lituânia, foi um dos maiores países da Europa. E, ainda assim, ela só teve um rei durante toda a sua história: o Rei Mindaugas, que foi coroado em 6 de julho de 1253. Antes, a Lituânia era governada por duques, que agiam e governavam suas regiões conforme seus interesses particulares.

Se você assistiu ao seriado “Marco Polo” na Netflix, deve saber da presença histórica dos mongóis para algumas terras europeias. Com a Lituânia não foi diferente: o reino foi alvo de ataques dos mongóis em 1241, 1259, 1275 e 1277. Era a chamada “Horda de Ouro” desses bárbaros, que aterrorizavam e desafiavam os lituanos.

gastronomia na lituania

Assim como outros países dos Balcãs, a Lituânia também foi anexada à União Soviética depois da Segunda Guerra Mundial, e só proclamou a independência em 11 de março de 1990. O país conta com uma história pesada de guerra e tem um papel importantíssimo no desmembramento da União Soviética, sendo o primeiro país a agir contra o regime socialista.

A cultura lituana acabou sendo “perdida” com o advento do cristianismo, e só no começo do século XIX é que os historiadores e pesquisadores começaram a procurar por registros do que foi a base da cultura antiga. No entanto, muita coisa foi perdida, já que não havia o hábito de se registrar as coisas e as informações, histórias, costumes e lendas foram sendo perdidas com o passar dos anos.

gastronomia na lituania
Colina das Cruzes

O mesmo se reflete com a gastronomia lituana: mesmo tendo pratos únicos, ela não apresenta nada de tradicional e utiliza muitos ingredientes regionais, como vegetais, legumes e frutas. As batatas fazem parte da dieta lituana e estão presentes em praticamente todos os pratos. Por isso, você pode achar a comida lituana um pouco mais pesada e massuda. Alguns brasileiros brincam que não entendem como as mulheres lituanas podem ser tão magras, já que consomem muito carboidrato diariamente.

Separamos alguns dos pratos mais comuns que você encontra pela Lituânia para você não deixar de experimentar na sua viagem!

Pierogi

gastronomia na lituania

Originado na Polônia, o pierogi é um pastel de massa pré-cozida e que depois pode ser assado ou frito, sendo que os lituanos preferem a segunda opção e preparam esse quitute com manteiga e cebola. O recheio é bem farto: batata, chucrute, carne moída, queijo ou frutas. Você já imaginou comer um pastel que leva farinha na massa com batata? É meio estranho, não é mesmo?

Na Lituânia, o pierogi costuma ser servido como entrada ou como aperitivo. Dependendo da região do país, você pode encontrar alguns recheios diferentes e utilizando ingredientes locais. Ah, e uma primeira curiosidade: os lituanos utilizam poucos temperos na sua comida. Os mais tradicionais são o funcho, a alcaravia e o dill, que são ervas.

Čeburekai

gastronomia na lituania

O čeburekai também é um pastel bem comum na Lituânia e com origem no Tadjiquistão. O que o difere do pierogi é a massa e também o recheio: o čeburekai é feito que nem o nosso pastel de feira, só que tem a massa um pouco mais espessa. De recheio, utiliza-se bastante cogumelos, cebola e carne moída temperada. Ele também é servido como entrada ou aperitivo, e é facilmente encontrado em vários lugares em todo o país.

Kugelis

gastronomia na lituania

O kugelis é considerado o prato nacional da Lituânia, e encontrado em vários lugares pelo país – dos restaurantes mais simples aos mais sofisticados. Trata-se de um pudim de batata assado no forno e recheado com algum tipo de carne. Muitas vezes é servido como um prato único acompanhado de uma salada e um tipo de coalhada de nata.

Védarai

gastronomi lituania

O védarai é um outro prato típico da Lituânia e se trata de uma salsicha de… Batata. Parece até piada, mas é verdade: quase todos os pratos típicos do país levam batata na receita. A receita e o recheio são um pouquinho mais saudáveis do que as salsichas que encontramos por aí: primeira, as tripas de porco utilizadas na receita são bem limpas e temperadas com alho. As tripas devem ficar curtindo no tempero durante um tempo. O recheio é simples: doura-se cebola e toucinho e depois se faz um tipo de purê de batata temperado com manjerona e sal. Pronto: agora é só rechear a salsicha e assá-la no forno convencional.

Você também pode encontrar o védarai na cultura judaica, mas com outro recheio e utilizando tripa de boi ao invés da de porco.

Sriuba

gastronomia na lituania

Sriuba é a palavra usada para designar qualquer tipo de sopa na Lituânia. Outros países também possuem essa tradição, como a Turquia e a Bulgária. As sopas são bem comuns por lá, e a maioria levam batata, tornando-a um alimento que alimenta de verdade. Também são utilizados legumes, carnes e especiarias para diversificar os sabores ou criar tradições.

Algumas dessas sopas são tomadas frias e outras quentes, sendo servidas como entrada ou como prato principal. Você será capaz de encontrar sopas bem diferentes ao longo do país, cada uma levando em consideração os ingredientes locais.

As sriubos (plural de sriuba) mais comum na Lituânia são:

  • Raugintø kopûstø sriuba, a sopa de chucrute;
  • Barðèiai su grybais, uma sopa de beterraba e cogumelos que é servida na ceia de Natal;
  • Raugintø burokëliø sriuba, uma sopa de beterraba azeda com presunto;
  • Grybø sriuba su laðiniukais, uma sopa de cogumelos e bacon;
  • Dilgëliø sriuba, uma sopa de urtiga com bacon;
  • Rugðtyniø sriuba, uma sopa de acelga com bife e bacon;
  • Bulviø sriuba su dþiovintais grybais, uma sopa de batata, cevada e cogumelos secos;
  • Kraujinë sriuba, uma sopa bem exótica feita com aves e engrossada com sangue;
  • Bulviø kukuliukø sriuba, uma sopa de bolinhos de batata;
  • Duonos sriuba, uma sopa de pão frito;
  • Svogûnø sriuba su silke, uma sopa de arenque;
  • Ðaltibarðèiai, a tradicional sopa fria de beterraba;
  • E as sopas doces: mutinys, feita com pão seco e frutas, e a ðaltsriubë, feita com cerejas.

Balandeliai

gastronomia na lituania

Outro prato típico dos Balcãs e que você encontra ramificado em várias culturas: trata-se do delicioso (e já tradicional) folha de repolho recheada. Na Lituânia, o recheio é feito com carnes e vegetais e os rolinhos de repolho são estufados com molho de tomate. O balandeliai é servido com nata azeda e é um prato saboroso e muito saudável! Ah, e uma curiosidade: mesmo seguindo o mesmo estilo da couve ou da folha de uva recheada, o balandeliai é exclusivo da Lituânia. Como boa parte da cultura dos Balcãs teve uma origem em comum, você encontrará vários pratos ou costumes semelhantes entre os países que visitar.

Borsch

gastronomia na lituania

O borsch é uma outra sopa bem tradicional da Lituânia e muito consumida pela população por ser fácil de ser feita e por alimentar muito bem. Ela leva beterraba, repolho, cenoura, pepino, batata, cebola, tomate, cogumelo, carne, vinagre ou limão e, em algumas vezes, feijão. Como você já deve ter percebido, a alimentação na Lituânia é bem mais pesada: de quebra, alguns lugares servem o borsch com nata, batatas cozidas ou uma pasta de cereais.

Krupnikas

gastronomia na lituania

Krupnikas é para os fãs de bebidas alcoólicas e que não perdem uma boa cerveja, destilado ou vinho: trata-se de uma bebida de cereais, mel, baunilha, cravo, canela, anis estrelado, casca de laranja e de limão, cardamomo e outras ervas produzida pelos monges franciscanos e só consumida em eventos especiais. O seu teor alcóolico é alto, cerca de 20%, e é uma bebida meio adocicada. Hoje, o hábito é beber um cálice de krupnikas gelado depois das refeições.

Zagareliai

gastronomia na lituania

Não podíamos deixar de falar dos doces, não é mesmo? Na Lituânia, um dos quitutes mais populares é o zagareliai, uma massa feita com farinha de trigo e ovos e depois frita e polvilhada com açúcar. Ele lembra um pouco o pretzel ou o nosso bolinho de chuva – inclusive, aqui no Brasil o zagareliai também é conhecido como “cueca virada”. Isso porquê normalmente se faz uma tira com a massa e se dá alguns nós, parecendo uma roupa do avesso. O zagareliai é encontrado no ano inteiro pela Lituânia, mas se torna muito mais comum nas festas de final de ano.

Receba Nossas Novidades
Nós respeitamos sua privacidade

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Show Buttons
Hide Buttons
error: Content is protected !!