Lifestyle

7 de abril de 2017

Você sabia que o coco pode salvar sua vida?

Tags:, ,

Conheça o lugar onde um coco pode salvar sua vida.

Se algum dia você estiver preso em uma ilha e rodeado apenas de coqueiros, talvez você não deva se preocupar tanto assim.

Longe de ser uma ilha deserta, a ilha do Sri Lanka há muito tempo conhece o poder do humilde coqueiro. Lá, é chamado de “Árvore da Vida”, porque os cingaleses podem – e usam – literalmente todas as partes do coco em suas vidas diárias.

coco salva vida

“É o principal ingrediente da nossa cultura e precisamos protegê-lo de perto”, disse Kanchana Weerakoon, presidente do Sri Lanka Eco Friendly Volunteers.

O Sri Lanka produz 2,7 bilhões de cocos por ano e consome cerca de 75% deles no mercado interno, razão pela qual é ilegal cortar um coqueiro do Sri Lanka antes dele amadurecer. Para se ter uma ideia da importância da gruta, o Gabinete do Sri Lanka ainda tem um Ministro do Desenvolvimento do Coco, cuja missão é garantir a disponibilidade de cocos e produtos de coco no país.

Uma família média de cinco pessoas no Sri Lanka usa ao menos um coco por dia, segundo Renuka Jayatissa, chefe de nutrição do Instituto de Pesquisa Médica de Colombo.

coco salva vida

Então, se você já estiver perdido em uma ilha deserta, torça para estar encalhado no Sri Lanka. Mas na possibilidade de não ser lá, estas dicas de sobrevivência vão lhe ajudar desde a construção de um abrigo ou de uma fogueira ou mesmo permanecer hidratado e saudável.

Para se fazer uma corda da fibra de coco, é preciso arrancar a fibra marrom que fica entre a cobertura externa dura e a casca interna e torcê-la em pedaços curtos; Fibras longas emaranham e tornam mais difícil de enrolar junto. Torça os fios até que você tenha uma corda de tamanho suficiente para envolver em torno dos seus pés. Fixe com um nó forte e pronto, você já pode escalar o coqueiro e colher mais desse fruto precioso.

Escalar um coqueiro requer alguma prática: segure a árvore entre as mãos e coloque os pés contra os lados do tronco. Empurre-se com os pés e, em seguida, traga os pés para cima enquanto a corda permanece segura contra o coqueiro. Quando você chegar ao topo, selecione seus cocos, torcer até que o tronco quebre e assista os frutos caírem.

Se você não possuir um facão ou coisa parecida, você pode simplesmente batê-lo contra o chão ou uma pedra. Agora que você já tem alguns cocos a sua disposição você poderá desfrutar da água fresca e hidratante e depois comer a parte branca interna que é muito nutritiva e que ainda tem mais potássio do que uma banana.

coco salva vida

A água do coco fornece dois bons remédios para a desidratação: potássio e sódio, além disso, a carne branca do coco tem muita fibra, o que reduz a absorção de colesterol e melhora o controle de glicose.

E apenas parta os cocos que for consumir no momento, após aberto o coco dura cerca de 6 horas em temperaturas tropicais.

Além de beber a refrescante água, é possível fazer leite de coco e o já famoso óleo de coco, uma gordura saudável e fantástica que pode ser usada para cozinhar qualquer coisa.

O óleo de coco é antibacteriano e pode até ser usado para limpar os dentes ao invés de pasta de dente. É um excelente hidratante para lábios, pele e cabelo, além de ser um alimento importante para o cérebro, tanto que os cingaleses o usam para tratar o Alzheimer.

coco salva vida

E após consumi-lo não jogue fora as cascas do coco, pois elas são uma incrível fonte de energia renovável e que não produz fumaça tóxica quando queimado.

Espalhe as cascas em torno dos troncos de coqueiros próximos como fertilizante orgânico, pois as cascas são um excelente material de compostagem para a regeneração do solo por conta de seus altos níveis de minerais e propriedades de retenção de água.

Quando a noite cai, construa um abrigo com a casca de coco, que é sólida e durável, enquanto as folhas de coco podem ser embebidas, secas e tecidas em folhas para um tipo de cobertura chamado cadjan.

Esperamos que tenha gostado de conhecer um pouco mais de como um país baseia sua culinária e parte da economia nessa fruta versátil e saudável. Se você quiser saber um pouco mais dos benefícios do coco, confira essas dicas do oleodecoco.org.

Até a próxima!

Receba Nossas Novidades
Nós respeitamos sua privacidade

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Show Buttons
Hide Buttons
error: Content is protected !!