Curiosidades, Dicas, Intercâmbio

5 de setembro de 2017

Cafeterias de Dublin dão café de graça em protesto contra a rede Starbucks

Tags:, , , , , , ,

A perspectiva de ter outra franquia da Starbucks prestes a ser aberta no centro de Dublin fez com que várias cafeterias locais decidissem oferecer bebidas gratuitamente nesta terça-feira, 5 de setembro.

Há, atualmente, 50 lojas da Starbucks em Dublin, de acordo com o site da empresa. Esta nova franquia tem previsão de ser aberta na Crampton Quay, região do Temple Bar.

Os responsáveis pelas cafeterias locais acreditam que a área já está bem servida de estabelecimentos do tipo. Ciaran Hogan, responsável pelo The Clockwork Door, organizou a iniciativa após receber a confirmação de que outra loja da Starbucks está por abrir. “Nosso objetivo com este evento é apenas relembrar as pessoas para que elas venham e apoiem os estabelecimentos locais. Isso é realmente tudo o que estamos tentando fazer“, ele disse. “Eu não gosto quando tudo tem o mesmo gosto,  sem sabor ou diferenças. Quando você vai até uma loja da Starbucks em Dublin, é a mesma coisa que ir em uma em Londres ou em qualquer outro lugar. Imagine ter apenas lojas de rede em Dublin, não teríamos nada único“.

‘Não precisamos de mais uma’

Algumas cafeterias que fazem parte da iniciativa são Foam Cafe (Strand Street, 1-2pm), CoCo Brew (Temple Bar, 8-11am) e Gallagher & Co (D’Olier Street, 1-2pm e 5-7pm).

Tom Butler, dono do Foam Cafe, disse que redes como a Starbucks são “entediantes” para a cidade. “Nós basicamente estamos cercados pela Starbucks. Nos sentimos como se estivéssemos sendo estrangulados, na verdade”, disse Tom. “É muito mais difícil para locais independentes se manterem abertos e competir contra esse tipo de coisa, especialmente quando eles estão te cercando e há tantos deles”.

Tony Divito, dono do Coco Brew, aberto há apenas 6 meses, disse que a cafeteria está participando para ajudar a conscientização do público. “Obviamente ter uma loja da Starbucks abrindo no mesmo quarteirão que o seu empreendimento não é o ideal…nós não precisamos de mais uma. Se você me perguntar, estamos começando a parecer os Estados Unidos”.

Império do Café

O membro do Conselho da cidade de Dublin, Mannix Flynn, disse que “cafeterias pequenas estão em desvantagem por conta do império que estas grandes redes são, elas já estão enfrentando dificuldades em competir nas condições existentes. As cafeterias independentes estão basicamente sendo forçadas a sair do mercado, isso não é justo”.

Um porta-voz da Starbucks disse que a nova loja irá criar 15 novos empregos, e que num total, a rede emprega mais de 800 baristas na Irlanda. “Nós estamos orgulhosos de ser parte da cena vibrante do café em Dublin. Mesmo que não sejamos a maior marca de café na cidade, é ótimo ver tantas marcas independentes oferecendo cafés inovadores e de qualidade, dando aos consumidores irlandeses mais escolhas”, disse.

Fonte: Irish Times
Foto: Eric Levy, barista no Foam cafe (Strand Street Great, Dublin) – Dara Mac Dónaill / The Irish Times

Receba Nossas Novidades
Nós respeitamos sua privacidade

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Show Buttons
Hide Buttons
error: Content is protected !!